Supermercado de fundos: a loja de conveniência dos tempos modernos

Supermercado de fundos: a loja de conveniência dos tempos modernos

Quer preparar uma refeição completa para o jantar, mas a despensa está praticamente vazia. Primeiro passo? Fazer uma lista de compras para o supermercado.

É inquestionável quão cómodo é poder recolher todos os artigos que procura num único sítio. Com uma oferta vasta e de fácil acesso, sobra-nos tempo para analisar a qualidade dos produtos que selecionámos, o que é sempre uma vantagem.

Mude agora o paradigma e faça o seguinte exercício: imagine que em vez de ser um consumidor à procura dos ingredientes certos para uma refeição completa e equilibrada, é um investidor que procura os fundos de investimento mais adequados à sua carteira. Onde deve dirigir-se? A um supermercado, claro. Mas não a um qualquer: a um supermercado de fundos.

 

O que são supermercados de fundos?

A premissa é a mesma da dos supermercados tradicionais: num único lugar pode consultar e comprar os fundos mais adequados às suas possibilidades e preferências. A única diferença é que a oferta neste tipo de plataforma não se baseia especificamente em nutrientes, mas sim em ativos financeiros. Se a sua despensa de fundos está vazia e procura um fundo de investimento específico, é aqui que deve deslocar-se.

Para melhor compreender o que são supermercados de fundos, é importante começar por saber mais aprofundadamente o que são fundos de investimento. Resumidamente, são instrumentos financeiros que reúnem o capital de um grupo de investidores e cujo objetivo é obter lucro através da compra e venda de títulos. Estes podem ser uma interessante solução de investimento para quem está a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos e quer diversificar os seus ativos com montantes mais baixos.

A comodidade de poder encontrar todos os fundos de investimento que procura num único sítio é a premissa dos supermercados de fundos. Aqui pode diversificar a carteira de investimentos mesmo que o montante seja pequeno e tal como num supermercado normal, consegue também comparar os diferentes tipos de fundos de acordo com:

  • Preço que está disposto a pagar;
  • Risco que está disposto a aceitar;
  • Outros critérios que permitem aprofundar e segmentar a oferta.

 

Lista de fundos: check

Comprar num supermercado de fundos é tão simples quanto parece. Porém, independentemente do seu perfil enquanto investidor, não deixa de ser importante uma análise cuidada ao nível do risco que está disposto a correr com a subscrição desse ativo. Tem ainda assim, mesmo que se defina como um investidor mais conservador, moderado ou agressivo, a garantia de que é possível construir um portefólio de investimento adaptado aos seus objetivos.

Há ainda uma outra característica típica dos genuínos supermercados de fundos: a liberdade de escolha no acesso a fundos de diferentes entidades gestoras é ponto assente. O utilizador sabe que no seu carrinho de compras podem estar todos os fundos que desejar, independentemente do “distribuidor” em questão.

 

Vantagens nos seus investimentos

Além de oferecerem a possibilidade de subscrição de todo o tipo de fundos, alargando o seu portefólio por classes de ativos, áreas geográficas, setores ou moedas, os supermercados de fundos garantem ainda:

  1. Diversificação;
  2. Controlo de risco;
  3. Possibilidade de acesso a formas de gestão mais profissionalizadas e especializadas;
  4. Reforço da segurança nos investimentos.

 

Recapitulando…

Já existem atualmente no panorama dos investimentos vários instrumentos financeiros que lhe oferecem a solução ideal para um portefólio equilibrado. Analogias à parte, deve acima de tudo procurar garantir a diversidade no seu cabaz e ter como base a regra de ouro dos investimentos: não colocar os ovos todos no mesmo cesto.

Não invista todo o dinheiro numa só aplicação financeira – desta forma, o risco de perda será menor. Para este efeito, escolha a “superfície comercial” que melhor responder aos seus objetivos.

O BiG pode ajudá-lo

Receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades do BiG e receba periodicamente os nossos conteúdos.