Quiz: Sabe o essencial sobre fundos de investimento?

Quiz: Sabe o essencial sobre fundos de investimento?

Se chegou até aqui é porque o bichinho do investimento lhe canta na orelha. Os fundos de investimento são uma de várias alternativas que tem em cima da mesa quando pensa em investir. Será que está minimamente informado sobre este ativo? Descubra neste quiz.

O que são fundos de investimento?

A. Instrumentos de poupança coletiva que agregam o património individual de diversos investidores

B. Contratos através dos quais os contraentes se obrigam a comprar ou a vender um certo ativo subjacente (em determinada data e por determinado preço de exercício)

C. Conjuntos de ações de risco similar

 

Por quem é gerido um fundo de investimento?

A. Pelos seus investidores: cada um é responsável por uma parcela da administração

B. Por um software bancário automatizado

C. Por um gestor de fundos de uma entidade financeira especializada

 

Qual é a principal vantagem dos fundos de investimento?

A. A alavancagem, que permite uma maior eficiência no uso de capital

B. Permitem uma maior diversificação no investimento, controlando o risco de uma forma eficaz

C. Permitem que investidores mais conservadores aloquem o seu capital a ativos sem qualquer risco 

 

Todos os fundos incluem ações?

A. Sim

B. Não, mas existem fundos compostos apenas por ações

C. Não, os fundos de obrigações não incluem ações – são os únicos

 

Com que frequência muda o preço dos fundos de investimento?

A. Pode alterar a qualquer momento com base na cotação dos ativos

B. Duas vezes por dia, no início e no fim de cada dia útil

C. No final de cada dia útil

 

Qual é a principal diferença entre um fundo e um ETF?

A. O ETF é gerido por uma máquina que replica um índice

B. O ETF é exclusivamente composto por ativos relacionados com tecnologia

C. O ETF é um instrumento para investidores relativamente mais conservadores

 

Quantas categorias de fundos de investimento mobiliário existem?

A. Dois – fundos de ações e fundos de obrigações

B. Três – fundos de ações, fundos de obrigações e fundos mistos

C. Cinco - fundos de tesouraria, fundos de obrigações, fundos de ações, fundos mistos e fundos de fundos

 

Qual é a responsabilidade principal da entidade gestora do fundo?

A. Assegurar a receção e o processamento de pedidos de subscrição e resgate, bem como a custódia dos ativos detidos pelo fundo

B. Assegurar a gestão do património do fundo de investimento

C. Proceder à comercialização das unidades de participação dos fundos de investimento junto do público em geral

  

CONFIRA AS RESPOSTAS

1-A

Os fundos de investimento são um conjunto de ativos – ações, obrigações, depósitos a prazo, bilhetes do Tesouro, etc. – que podem estar reunidos por indústria, zona geográfica, nível de risco, tipo de ativos, entre outros âmbitos. Permitem, desta forma, uma maior diversificação no investimento. 

2-C

Os fundos de investimento podem ser geridos por uma ou mais pessoas, mas sempre por especialistas. Estes ficam responsáveis por implementar uma estratégia de investimento e administrar o portefólio dos ativos da forma mais vantajosa possível. 

3-B

A principal vantagem dos fundos de investimento é a diversificação que possibilitam, o que por sua vez lhe permite diminuir o nível de risco do seu portefólio sem comprometer de forma significativa a rentabilidade. Basta pensar que, como um único fundo é composto por diversos ativos, a descida de um dos ativos pode mais facilmente ser compensada pela subida de outro. Existem ainda outras vantagens bastante significativas, como o facto de serem instrumentos financeiros de elevada liquidez, que permitem uma maior rapidez no reembolso.

4-B

Nem todos os fundos incluem ações. Mas existem, de facto, fundos compostos unicamente por ações. E nem todos os fundos incluem obrigações.  Mas existem, de facto, fundos compostos unicamente por obrigações. E ainda existem fundos de tesouraria, fundos mistos e até fundos de fundos. É essa, uma vez mais, a beleza deste instrumento financeiro: pode ser constituído por uma panóplia de ativos tanto ou tão pouco distinta como os investidores pretendam.

5-C

O preço dos fundos de investimento é determinado apenas às 18h00 de cada dia útil, após o fecho da Bolsa. Esta regra não se aplica, contudo, aos ETF – enquanto os fundos são negociados diretamente, os ETF podem alterar a qualquer momento em mercado secundário.

6-A

Os fundos de investimento convencionais e os ETF têm como principal aspeto diferenciador a forma como são geridos: os fundos por gestores especializados e os ETF por máquinas imparciais que têm como principal diretriz replicar o índice da Bolsa. Por esta mesma razão, os fundos são mais adequados para quem pretende ultrapassar esses mesmos valores do mercado, contando para isso com a experiência de um especialista. Por outro lado, ao dispensar essa ajuda, o ETF não tem comissões de gestão associadas.

7-C

São cinco as principais categorias de fundos de investimento mobiliário: fundos de tesouraria, fundos de obrigações, fundos de ações, fundos mistos e fundos de fundos. Cada categoria tem uma política de investimentos que pode ter diferentes orientações, seja por privilegiar o investimento num determinado mercado ou segmentos de mercados, ativos de diferentes moedas ou noutro tipo de critérios, etc.

8-B

A gestão dos fundos é realizada por uma entidade gestora (em contrapartida de uma comissão de gestão) e abrange a administração de um ou mais fundos de investimento e a respetiva definição da política de investimento e seleção de ativos que devem pertencer a cada fundo.

 

 

QUANTOS PONTOS OBTEVE?

 

0-3
Mantenha-se atento ao blog e a outros conteúdos regulares do BiG e (re)leia alguns conteúdos sobre fundos de investimento. 

4-6
Está no bom caminho. Já domina algumas particularidades dos fundos de investimento, mas ainda pode aprender mais. Invista tempo no seu conhecimento para maximizar as probabilidades de sucesso na gestão do seu dinheiro.

7-8
Parabéns, é um investidor bem informado relativamente a este ativo. Continue a aprofundar o seu conhecimento e bons investimentos!

O BiG pode ajudá-lo

Receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades do BiG e receba periodicamente os nossos conteúdos.