Que fatores preocupam os investidores em 2020?

Que fatores preocupam os investidores em 2020?

Os mercados financeiros são permeáveis a uma panóplia de fatores externos com impacto nas carteiras de investimento. Os investidores procuram, por isso, antecipar esses fatores para que, em função da conjuntura, possam aproveitar melhor as oportunidades que se afiguram e tomar decisões de investimento mais conscientes.

A multinacional gestora de ativos Schroders elaborou pelo terceiro ano consecutivo o seu Institutional Investor Study, que reúne as opiniões de 650 investidores institucionais oriundos de um total de 20 países e responsáveis pela gestão global de 25,4 biliões de dólares em ativos. Este estudo apresenta um overview das principais preocupações dos investidores para o ano que se avizinha, bem como objetivos de investimento e estratégias de alocação de ativos e gestão do risco. Que fatores acreditam estes inquiridos que irão ditar o desempenho dos seus investimentos durante o próximo ano?

 

Assuntos geopolíticos

As questões geopolíticas, que incluem o impacto de medidas de política e de eventos internacionais, ganharam importância para os investidores. A maioria (52%) acredita que o desenrolar de situações como o conflito comercial entre os Estados Unidos e a China ou o Brexit irão condicionar o desempenho dos seus investimentos. É interessante notar que, em 2017, as questões geopolíticas preocupavam apenas 32% dos investidores. 

 

Taxas de juro elevadas

A subida das taxas de juro é apontada como a variável com maior influência no desempenho das carteiras por 55% dos participantes no estudo. Ainda assim, esta variável perdeu importância de forma expressiva comparativamente com 2018, ano em que pesava 64% nas preocupações dos investidores.

 

Desaceleração do crescimento económico global

O abrandamento na atividade económica mundial poderá afetar particularmente os investimentos em 2020? Um total de 49% dos investidores acredita que sim. Este fator desceu ligeiramente de importância em 2018 (de 48% para 46%), mas voltou a subir em 2019, dados que sugerem apreensão quanto a uma potencial recessão económica global.

 

Outros fatores

Existem igualmente outros fatores que os maiores investidores do mundo acreditam que podem ter influência nas suas estratégias de mercado em 2020. Assumem, contudo, uma relevância mais modesta comparativamente aos três principais.

  • Política monetária
    Embora este aspeto ainda tenha bastante expressividade, uma vez que é mencionado por 44% dos investidores, desceu 10% comparativamente com 2017.
  • Crescimento económico
    Um total de 34% dos investidores acredita que um crescimento económico mais robusto moldará o desempenho da sua carteira de investimentos.
  • Risco de mercado, risco cambial e regulação
    Estes fatores preocupam um pouco menos os investidores, com valores na ordem dos 22 a 24%.
  • Preço do petróleo e ataques informáticos
    Entre todos os fatores referidos, estes são aqueles que os investidores inquiridos acreditam ter menos influência nas estratégias para o próximo ano.

 

Perspetivas de retorno otimistas

De acordo com os resultados do Institutional Investor Study da Schroders, e não obstante a incerteza em redor do contexto macroeconómico, os investidores aparentam estar otimistas para com o próximo ano. Antecipam, aliás, retornos anuais acima de 5% nos próximos cinco anos.

A nível global, e ainda de acordo com o mesmo estudo, as principais prioridades para 2020 serão gerar rendimento para os clientes, seguindo-se a proteção do capital e a otimização do retorno ajustado ao risco.

 

Preferência por estratégias de investimento mais conservadoras

O Institutional Investor Study revela também que os investidores tenderão a seguir estratégias mais conservadoras, em linha com as suas expectativas no que toca ao contexto geopolítico e macroeconómico. Estes exprimem uma preferência por instrumentos financeiros que percebem como mais seguros, nomeadamente dívida dos países desenvolvidos e redução da exposição aos mercados emergentes.

Receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades do BiG e receba periodicamente os nossos conteúdos.