7 livros essenciais para começar a investir na bolsa

7 livros essenciais para começar a investir na bolsa

Gostaria de investir na bolsa, mas não sabe por onde começar? Descubra como pode dar os primeiros passos ou aperfeiçoar os seus conhecimentos com alguns dos maiores investidores dos mercados financeiros.

 

  

Security Analysis
Autores: Benjamin Graham e David L. Dodd
Ano: 1934

 

Originalmente publicado durante a Grande Depressão, este clássico da literatura de finanças conjuga o conhecimento de dois dos maiores investidores do século XX, numa altura em que trabalhavam como professores na Columbia Business School.

Em Security Analysis, os autores explicam os seus princípios de investimento, que serviram de base ao paradigma do investimento em valor (value investing), através do qual se investe no valor potencial das empresas no longo prazo.

Os autores partilham ainda técnicas que permanecem atuais, mesmo vários anos após a publicação desta obra e das oscilações que têm ocorrido nos mercados.

Este foi um dos livros que mais inspirou Warren Buffett, considerado por muitos um dos maiores investidores de sempre.

 

 

Common Stocks and Uncommon Profits
Autor: Philip A. Fisher
Ano: 1957

 

Se existem investidores que defendem o investimento em valor (value investing), Philip Artur Fisher, por sua vez, foi um dos pioneiros de uma filosofia contrastante: investimento em crescimento (growth investing), através do qual o foco é a valorização do capital.

Foi através deste livro que deu a conhecer a ideia de que a melhor altura para vender uma ação é “quase nunca”.

O livro explica também que elementos devem ser analisados antes de decidir que ações comprar (e qual o momento de as comprar), desmistifica o conceito de dividendos e apresenta pressupostos práticos sobre comportamentos que os investidores devem evitar se quiserem investir na bolsa com sucesso.

 

 

How to Make Money in Stocks
Autor: William J. O'Neil
Ano: 1988

 

Mais um bestseller literário que não pode passar ao lado de quem quer investir nos mercados financeiros. Inclui insights de como identificar ações com bom potencial de valorização e conselhos para selecionar os melhores títulos, sejam eles ações, fundos de investimento ou ETF, com gráficos ilustrativos para identificar as tendências de maior potencial.

Ao longo do livro, o empresário americano William J. O'Neil suporta as suas conclusões através de uma análise aprofundada de investidores de sucesso desde o ano de 1880.

 

 

Beating the Street
Autor: Peter Lynch
Ano: 1992

 

Para Peter Lynch, investir em ações não deve nunca ser comparado com a compra de um bilhete de lotaria. Por trás de cada ação está uma empresa e o valor das suas ações refletem a forma como esta gere os seus mercados e produtos.

É por essa razão que o autor recomenda que os investidores analisem cuidadosamente os dados das empresas em que pretendem investir, de modo a que todas as decisões estejam devidamente fundamentadas.

Neste livro, um dos muitos que escreveu sobre os mercados financeiros, Lynch, o gestor de fundos que se tornou mundialmente conhecido pelo sucesso obtido na gestão do Fidelity Magellan Fund entre 1977 e 1990, esclarece a sua filosofia e forma de investimento.

Ao mesmo tempo, dá-nos conselhos práticos para selecionar ações individuais, fundos de investimento e construir uma carteira diversificada e com potencial de valorização.

 

 

Common Sense on Mutual Funds
Autor: John C. Bogle
Ano: 1999

 

John Bogle partilha neste livro o seu vasto conhecimento sobre fundos de investimento, ajudando os investidores a posicionarem-se de forma mais eficaz perante as diferentes possibilidades oferecidas por este tipo de investimento, mesmo nos momentos mais turbulentos dos mercados.

Bogle demonstra que, para ser bem-sucedido no investimento em fundos, mais do que uma estratégia cara ou complexa, é necessário ter bom senso. Afinal, segundo o próprio, uma carteira diversificada e de baixo custo pode ser extremamente bem-sucedida no longo prazo.

O autor realça ainda que esse bom senso pode ser suportado pelas vantagens dos fundos de índice, ferramentas que o próprio ajudou a desenvolver, em 1975.

 

 

Broke Millennial Takes on Investing
Autora: Erin Lowry
Ano: 2019

 

Especialmente indicado para investidores iniciantes, este guia prático para investir na bolsa começa por explicar por onde começar, sempre com uma linguagem muito prática e acessível, abordando temas ligados à tecnologia e ao investimento socialmente responsável. Temas que tanto dizem aos investidores da geração millennial.

Entre os assuntos explorados estão, por exemplo, os robô-consultores (robot advisor), as aplicações para gerir investimentos e as melhores formas para obter conselhos online sobre investimentos.

O objetivo da autora é levar os millennials a tornarem-se investidores mais confiantes, clarificando as terminologias técnicas e oferecendo insights para lidar com a ansiedade, poupar para a reforma e, como não podia deixar de ser, comprar ações.

 

 

Bolsa: Investir nos Mercados Financeiros
Autor: Miguel Gomes da Silva
Ano: 2019

 

Mais do que um simples desejo, investir na bolsa é algo que todas as pessoas podem fazer. Pode, por isso, ser uma mais-valia ter por perto um manual que mostra o lado prático da teoria financeira, explica os conceitos essenciais dos mercados e faz um roteiro detalhado sobre os principais produtos financeiros.

Miguel Gomes da Silva, um dos poucos autores portugueses com obra publicada sobre este tema, recorre à sua própria experiência para abordar estratégias para negociar com mais confiança.

Explora ainda os riscos e as vantagens dos diferentes ativos financeiros e explica como reagir às crises financeiras sem esquecer a abordagem das questões fiscais.

Receba a nossa newsletter

Fique a par das últimas novidades do BiG e receba periodicamente os nossos conteúdos.